É importante chegar a um equilíbrio mental e físico com o cavalo que vai muito além da equitação e do esporte. A vida deve ser bem equilibrada, a fim de se alcançar os objetivos.
Trecho do livro “Love without end, Jesus speaks “de Glenda Green:
Esse comentário me levou para o passado quando eu era uma adolescente. Naquela época, os rodeios e os cavalos eram o meu esporte, e prova de 3 tambores minha especialidade. Um dia eu estava treinando na pista quando um velho cowboy notou que eu estava tendo problemas com a minha égua. Seu tempo era longo, e os círculos que ela estava fazendo, muito grandes. Eu estava lutando com todas as opções que tinha para controlar, sem sucesso. O velho senhor acenou para que eu fosse até a cerca, e eu tinha esperanças que ele tivesse algumas dicas para mim. Ele tinha, mas não era nada do que eu esperava. Com um sotaque do Texas, entre baforadas de fumaça de cigarro, ele perguntou, “Querida, quanto você pesa?” Eu tinha um físico que lembrava a „Twiggy“ e envergonhada, admiti que pesava somente 50 kg. Então, apontando para minha égua, ele perguntou, “O que te leva a acreditar que você pode jogar por ai 500 kg de cavalo como você está tentando fazer?” Eu estava perplexa! Que tipo de pergunta era aquela? Eu comecei a desconsiderar e me afastar quando alguma coisa dentro de mim me disse que ele estava chegando a um ponto que eu precisava escutar.
Este era um homem que havia treinado campeões por quase 50 anos, mas eu não podia decidir ainda se ele estava a ponto de me por para baixo ou de me dar o benefício de sua experiência. Ao mesmo tempo, eu estava curiosa o suficiente para me arriscar. Ele continuou. „Se você faz a égua escolher entre fazer do seu jeito ou do dela, ela irá provavelmente se arriscar e diminuir em algum lugar no meio. Ai você vai tentar compensar a diferença com persuasão ou força. Você nunca terá um bom desempenho desse jeito. O segredo é se tornar uma com o cavalo, assim o seu jeito é o jeito dela! Ai você vai pesar 50 kg a mais que ela... e vai estar no comando.“ Eu era toda ouvidos depois disso, e ele prosseguiu me ensinando alguns segredos de „unicidade.“
À medida que eu contei essa estória para Jesus, Sua presença me ajudou a ganhar um entendimento mais profundo daquela aula de equitação. Nós trocamos olhares através de olhos penetrantes, e Ele sabia que eu tinha acabado de entender uma verdade muito especial.
Controle é um instrumento de separação. Comando é um instrumento de unicidade! Mesmo em situações tão duras como guerras, todo bom general sabe que o segredo do comando eficiente é ‚esprit de corps‘ e objetivos comuns. Deus deu às Suas crianças o poder do amor. Ao combinar com controle ele diminue. Ao combinar com comando ele aumenta. Essa realização era muito relevante para os problemas de estrutura que Ele estava me ensinando. Ele tinha acabado de dizer, estrutura é um instrumento de separação e o estabelecimento de agendas controladoras. De acordo com Suas instruções, é a estrutura que causa doenças e fraqueza. É um esforço sem fim para reparar as estruturas danificadas. O corpo é uma forma complexa, composta de ambos, amor e estrutura. Esse paradoxo de forças complementares é integrado ao redor da unidade central do coração espiritual e de sua inteligência superior.